sexta-feira, 3 de julho de 2009
As primeiras palavras do bebê
Desde muito pequena o bebê aprende que todas as suas ações provocam uma reação nos adultos. Se sente fome e chora ,a mãe corre para atendê-lo. Assim ele assimila a informação e repete o ato:quando quer atenção,chora. Esta é uma forma de linguagem não oral,que serve para que ele se comunique com o mundo. Apesar de entende-lo mesmo que ele não fale, a primeira palavra do bebê a mãe jamais esquece. O primeiro sinal de que a comunicação verbal finalmente se estabeleceu entre os dois, é motivo de festa para toda família. Antes de chegar a esse momento foram horas de "conversas" em que a mãe falava e o bebê, a seu modo,respondia usando os mais variados sons.
A princípio indefinidos,depois com monossílabos que pouco a pouco iam sendo repetidos e se juntando até formarem uma palavra. Para conseguir elaborar uma frase completa no entanto, ele precisará de um pouco mais de tempo,e a participação dos pais neste processo é imprescindível. O aprendizado da linguagem é um demorado processo de aprimoramento. A partir do choro,de um soluço ou arroto, o bebê descobre que produz sons e sente vontade de experimentar outros. Começa então a fazer sons sem sentido,o que a mãe entende como "uma gracinha" formando um primeiro elo na comunicação. Esta é a primeira manifestação sonora, mas ainda não é linguagem.
De um modo geral aos seis meses surgem os sons consonantais pa,ba,ma e ta mais fáceis de enunciar,ainda é cedo para os sons mais difíceis pois com esta idade o bebê ainda não está capacitado neurologicamente para desenvolver habilidades motoras complexas.Estamos aqui no período pré-lingüístico, quando o bebê fala sons apenas repetindo e experimentando algo ainda incompreensível para ele. Do sexto ao oitavo mês começa o período do balbucio. A princípio o som é emitido ao acaso, e à medida que o repete vai registrando neurologicamente que este som é produzido através de um gesto motor.
Em resumo, estimular todos os seus sentidos:visão,audição, paladar e tato. Quanto maior o número de informações oferecidas ao bebê mais condições ele tem de desenvolver melhor a linguagem. Alguns bebês demoram mais que outros para falar. Isto nem sempre significa que tenham algum problema.O mais importante é que os pais observem se o filho reage adequadamente a ruídos externos. Se aos dez meses a criança não tiver começado a emitir nenhum som,é possível que haja alguma complicação auditiva,ou neurológica,que deve ser investigada. Em crianças que tenham nascido com baixo peso e tenham sofrido internação hospitalar essas medidas de segurança devem ser tomadas mais cedo.
Fonte: Érika Zanocco Ramos - erikamos@brfree.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários on "As primeiras palavras do bebê"
Postar um comentário